A empilhadeira é equipamento voltado para o transporte e armazenamento de cargas em um projeto logístico. A sua utilização apresenta uma série de benefícios, dentre alguns estão: otimização de tempo, melhoramento de espaço e maior agilidade nas atividades rotineiras.
Existem vários modelos de empilhadeiras disponíveis no mercado, cada qual com aplicação e necessidade específicas.
Para determinar qual tipo de empilhadeira é mais apropriada para a sua necessidade logística, deve se atentar para as particularidades da máquina, por exemplo, design, ambiente, capacidade de carga e combustível.
Esses elementos são bastante importantes para garantir que toda a operação seja eficiente, fluida e segura, uma vez que qualquer tipo de excesso (de peso ou largura) pode causar prejuízos financeiros e físicos.
O modelo elétrico é indicado para uso em ambientes internos, pois não transmite gases poluentes. Como o próprio nome já sugere, a empilhadeira elétrica é movida através de eletricidade.
Outro diferencial da empilhadeira elétrica é o seu design mais compacto, sendo apropriado para corredores estreitos, proporcionando um transporte mais simples e ágil.
Caso queira saber mais sobre a empilhadeira elétrica, selecionamos quais são os seus modelos.
Antes de começarmos a nossa lista, é importante relembrar que todos os tipos de empilhadeiras mencionadas são elétricas.
Empilhadeira Retrátil
A principal característica da empilhadeira retrátil é o seu design compacto, para se ter uma melhor ideia, os modelos tradicionais ocupam um espaço de (aproximadamente) 04 metros, já a máquina retrátil preenche menos de três metros.
Essa característica proporciona uma movimentação mais simples e eficiente em ambientes mais compactos.
Além disso, a empilhadeira retrátil possui movimentação lateral, fazendo que consiga movimentar/alcançar mercadorias até 12 metros de altura.
É possível realizar diversas manobras, uma vez que o giro se desloca no próprio mastro, sendo capaz de avançar e recuar para o armazenamento de carga, oferecendo mais conforto para o operador.
Empilhadeira Contrabalançada
A empilhadeira contrabalançada possui um contrapeso na sua parte traseira. Essa particularidade proporciona para a máquina uma maior capacidade de peso.
O contrapeso faz com que o equipamento tenha mais equilíbrio para elevar e transportar a carga, garantindo mais segurança (para o produto e o operador).
Entretanto, o maquinário não permite que o operador se incline para a frente, deste modo, é requisitado somente para o transporte de mercadorias.
A empilhadeira contrabalançada possui a capacidade de carga de 1.000 Kg a 5.000 Kg, e a sua elevação pode alcançar até 4.8 metros.
Empilhadeira Patolada
A empilhadeira patolada (conhecida também como transpaleteira) é bastante requisitada para movimentação de pequenas mercadorias (quando comparada com os modelos tradicionais).
O equipamento possui a capacidade de carga de até 1.600 kg e tem a elevação de até 5,4 metros. A empilhadeira patolada é classificada em dois tipos: manual e elétrica.
Manual
O transporte de carga com a empilhadeira patolada (manual) é feito manualmente, ou seja, o operador deve puxar e empurrar a máquina com as próprias mãos. Deste modo, é dispensada habilitação ou certificação em empilhadeirista. Além de necessitar movimentar com grande esforço repetitivo com equipamento para elevação da carga.
Elétrica
A empilhadeira patolada elétrica é o modelo mais moderno e com o custo de compra mais elevado (a máquina manual possui um baixo valor de aquisição). O equipamento permite a movimentação com o operador caminhando junto ao aparelho ou a bordo dele. A elevação da carga assim como a movimentação é realizada pelo acionamento de botões, de forma simples e sem esforço.
Por fim, a empilhadeira patolada apresenta um manuseio mais seguro e eficiente, uma vez que o colaborador possui maior controle sobre a aparelhagem.
Transpaleteira Elétrica
Sem função de altas elevações, apenas de elevar 13cm do solo, as transpaleteiras elétricas, apesar de não serem propriamente empilhadeiras, são muito úteis e utilizadas nos processos logísticos.
Empilhadeira Selecionadora de Pedidos
A empilhadeira selecionadora de pedidos é uma máquina moderna, compacta e potente. A principal característica deste aparelho é o auxílio na escolha dos produtos, ou seja, seus garfos e sistema são adequados para selecionar cargas de diferentes tipos, dimensões e pesos.
Essa característica proporciona uma operação mais ágil e prática, possuindo dois modelos disponíveis no mercado: vertical e horizontal.
A selecionadora horizontal permite que os produtos na altura do solo sejam alcançados, permitindo um deslocamento somente na posição horizontal.
Já o modelo vertical eleva a carga até a altura da estante, permitindo que sejam resgatados mercadorias que estão muito mais altas.
Empilhadeiras Elétricas Baloc para Locação
A Baloc é uma conceituada empresa no ramo de locação de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos, incluindo os modelos elétricos que foram mencionados.
Entre em contato e solicite um orçamento conosco. Acompanhe-nos também nas redes sociais.