Afinal, o que é empilhadeira?
A empilhadeira é uma máquina designada para o transporte, movimentação e empilhamento de diversos materiais. Em virtude dessas características, a aplicação da aparelhagem é bastante benéfica para a área logística.
Além disso, a empilhadeira proporciona o aumento de produtividade, melhoramento do espaço logístico e agilidade nas atividades rotineiras.
Existem diversos tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado, cada um com características e aplicações específicas.
Para escolher o modelo que melhor atende a sua necessidade/demanda, o usuário deve se atentar para as particularidades da máquina, como o design, altura de elevação, capacidade residual e o combustível.
Essas especificações são importantes para que o transporte/armazenamento de mercadoria seja feito de modo mais fluido e ágil, assegurando que toda a sua demanda logística seja atendida.
Os tipos de empilhadeiras mais comuns são: elétrica, a gás GLP, diesel, contrabalançada, retrátil, patolada, paleteira e transpaleteira.
Escolher a empilhadeira “ideal” para operar em sua empresa é fator determinante para o sucesso das suas operações.
Como já foi mencionado, o usuário deve se atentar para as características e o funcionamento da empilhadeira em questão.
Para ter o melhor entendimento, iremos indicar as principais diferenças do modelo elétrico e à combustão.
Empilhadeira Elétrica
Como o próprio nome já sugere, a empilhadeira elétrica é movida a eletricidade (através de uma bateria recarregável).
Este tipo ideal para operação em local fechado e também muito recomendável para corredores estreitos, pois tem um design mais compacto quando comparado com os outros modelos, além disso, não emite gases nocivos à saúde humana durante a sua atividade.
Empilhadeira à combustão
Já a empilhadeira a combustão é movida por gás (GLP) ou diesel. A principal qualidade deste equipamento é a sua maior capacidade operacional, por esse motivo, é utilizado para o carregamento de cargas mais pesadas. Entretanto, não é indicado para locais internos, pois emite gases poluentes.
Saiba mais sobre o funcionamento das empilhadeiras.
A logística é considerada uma das atividades mais importantes de uma empresa. De forma resumida, esse setor é responsável pelo transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias (dentro do prazo estabelecido).
No entanto, a falta de planejamento logístico pode causar diversos prejuízos, dentre alguns podemos destacar: entregas com atrasos, despesas desnecessárias, erros nos pedidos e clientes insatisfeitos.
Deste modo, podemos concluir que a organização logística eficiente é crucial para que o seu negócio se destaque frente à concorrência.
Empilhadeira: Dirija com cuidado
Como já foi mencionado, a empilhadeira é projetada para o transporte de cargas pesadas, por esse motivo, o seu manuseio deve ser feito com responsabilidade e segurança.
O profissional responsável por operar a empilhadeira deve ser qualificado e certificado (através de um curso profissionalizante nível técnico). O operador de empilhadeiras deve assegurar que toda a operação seja feita com segurança, garantindo a integridade da mercadoria e dos demais colaboradores.
Empilhadeiras Baloc
A Baloc é referência no mercado de locação e venda de empilhadeiras, possuímos uma gama completa de equipamentos.
Somente utilizamos os maiores e melhores fornecedores (nacionais e internacionais), proporcionando mais segurança, qualidade e eficiência nas atividades logísticas.
Entre em contato e solicite um orçamento conosco!