O operador de empilhadeira (ou empilhadeirista) é o profissional responsável por transportar, movimentar e armazenar a carga. Para exercer essa função com sabedoria, o empilhadeirista deve fazer um curso técnico.
A formação tem como objetivo desenvolver habilidades para operar corretamente a máquina, visando seguir todas as normas de segurança da profissão.
Um dos encargos do empilhadeirista é realizar um checklist diário no empreendimento, garantindo a integridade e o bom uso dos equipamentos. Além disso, evita possíveis acidentes.
Ao realizar o checklist, o operador pode assegurar de que tudo está funcionando perfeitamente.
Com o propósito de garantir a mais perfeita organização e performance, selecionamos os itens que não devem ficar de fora desta lista.
Checklist obrigatório para o operador de empilhadeiras
Veja a seguir quais são os principais elementos que o empilhadeirista deve revisar diariamente no equipamento.
Equipamentos de segurança para o empilhadeirista
Os EPI 's de segurança são itens primordiais em um projeto logístico, uma vez que o operador está inserido em um ambiente que possui movimentação e transporte de cargas pesadas.
Os apetrechos que devem ser utilizados no cotidiano são: cinto de segurança, buzina, luz de estacionamento/freio e extintores de incêndio.
Análise visual da empilhadeira
Em seguida, o empilhadeirista deve realizar a análise visual do equipamento. Nesta etapa, o profissional tem que contornar a máquina, verificando se há algum vazamento no chão.
O operador precisa conferir se os pneus estão firmes. As porcas, ruelas e parafusos também não devem ser esquecidos, todos esses apetrechos têm que estar bem apertados. Além disso, o aparelho não deve possuir sinais de desgaste ou ferrugem.
Motor da empilhadeira
O próximo passo é fazer a checagem interna, ou seja, verificar se todas as conexões do motor estão apropriadamente encaixadas. O operador também deve ficar atento se os fios estão soltos ou partidos.
O profissional também deve avaliar alguns itens como correias, ventoinhas, filtros de ar/óleo e o nível de óleo do motor.
Radiador da empilhadeira
Verificar os níveis de água/lubrificante é muito importante para aumentar a durabilidade da máquina. Com essa medida, os custos de manutenção são diminuídos.
https://www.baloc.com.br/post/reduzir-custo-manutencao-empilhadeira
Essa ação é bastante simples e não deve ser esquecida, uma vez que promove a longevidade da máquina e evita a troca/compra de peças.
Cilindros de gás / bateria
Caso a empilhadeira seja à combustão (diesel ou gás GLP), o operador deve analisar se há vazamentos no cilindro de gás e o estado da mangueira (do cilindro).
Já na empilhadeira elétrica, o funcionário deve verificar as condições gerais das peças e o nível de carga.
Freios
O freio é um dos principais elementos de proteção, preservando a segurança da carga e do motorista.
Esse elemento é responsável por fazer com que o condutor não perca o controle da empilhadeira.
Luzes/Sons
Os apetrechos luminosos são: faróis, giroflex e luzes de freio e de ré. A emissão de luz no ambiente é de suma importância, uma vez que indica o movimento de forma visual.
Já os equipamentos de sons são: buzina e ré. Os ruídos possuem como função informar para os demais colaboradores sobre a movimentação da empilhadeira.
Empilhadeira Baloc para Locação
Caso esteja procurando por locação de empilhadeira, a Baloc é a solução. Somos uma empresa referência no mercado. Disponibilizamos uma variedade de equipamentos. Conheça os nossos produtos!